Bagagem perdida ou extraviada?
Saiba tudo
aqui.
Saiba o que fazer e conheça seus direitos!
Você pode ter direito a compensação.
As viagens de
avião se tornaram muito mais acessíveis nos últimos anos, aumentando o volume
de pessoas no aeroporto. As companhias aéreas tentam se adaptar ao grande fluxo
de pessoas, mas erros podem acontecer. A bagagem extraviada (também conhecida como mala atrasada ou perdida) é uma das consequências disso.
Todo mundo que viaja de avião corre o risco de viver essa
experiência desgastante, e acredite, ela é mais comum do que se imagina. Por
isso é importante estar atento.
Neste momento,
o importante é saber quais são seus direitos, o que fazer e o que a
companhia pode fazer para recuperar seus pertences. Como é um assunto que exige experiência, resolvemos montar esse guia
para te ajudar.
O que fazer quando
minha bagagem for perdida ou extraviada?
O primeiro passo é manter a calma. Perder toda a
bagagem é realmente preocupante, mas a lei garante seus direitos e as
companhias aéreas são obrigadas a prestarem assistência.
Assim que perceber que sua bagagem não chegou no
momento certo, existem duas possibilidades. Ou ela está atrasada, o que
infelizmente acontece com frequência, ou ela foi perdida no trajeto.
Após constatar que sua bagagem não está no setor
responsável para retirada, o passageiro deverá procurar o balcão da empresa, na
sala de desembarque. Procure um funcionário e peça o Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB),
em inglês conhecido como Property Irregularity Report (PIR).
Não descanse enquanto não possuir esse documento!
O RIB é um documento fundamental para a garantia
dos seus direitos, pois é com ele que o passageiro irá registrar a perda ou
extravio de suas bagagens. Esse procedimento deve ser feito no momento do
desembarque para agilizar o processo, no entanto, é aceito até sete dias após o
desembarque, mas quanto mais for a demora para registrar a ocorrência, menores
são as chances de resolução do problema.
Uma dica relevante é registrar o RIB no aeroporto
onde se percebeu o extravio. Assim a empresa é notificada rapidamente sobre o
desaparecimento e poderá iniciar as buscas imediatamente.
Além do RIB, o passageiro também poderá registrar o
ocorrido junto ao escritório da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil). Em
aeroportos que não possuem o escritório, o registro pode ser feito por contato
telefônico.
É necessário no momento do preenchimento do RIB e
da queixa na ANAC, que o passageiro esteja de posse do comprovante do despacho,
pois serão solicitadas algumas informações deste outro documento.
Dependendo do que foi perdido ou extraviado, o
passageiro também deve fazer um Boletim de Ocorrência Policial (BO) na Polícia
Civil.
Quais são meus direitos em caso de extravio de bagagem?
Quando a bagagem é extraviada no voo de ida, ou seja,
você não está em sua cidade de residência, a companhia deve custear uma
compensação financeira para as compras de primeira necessidade.
O valor dessa compensação financeira varia de empresa
para empresa já que a ANAC deixa essa determinação na responsabilidade de cada
Companhia aérea.
Você tem direito a comprar os itens de que necessitar,
por exemplo roupas, itens de higiene etc. Guarde todos os recibos do que
comprar! Ainda que a empresa não te ofereça um valor suficiente em um primeiro
momento, em geral a companhia devolve esses valores.
É importante frisar que estamos falando de itens de
primeira necessidade, e não de artigos dispensáveis ou de luxo. Sabemos que o
momento é complicado e frustrante, mas o ideal é seguir com as recomendações da
empresa e da própria ANAC para evitar desgastes ainda maiores.
Pelas normas da ANAC, o prazo para as companhias aéreas devolverem
as malas é de 7 dias para voos nacionais e 21 dias para voos internacionais. Se
a bagagem não for encontrada a empresa deve indenizar o passageiro no prazo de
7 dias.
Os prazos são os mesmos para viagens em voos de volta,
mas o passageiro não tem direito ao auxílio financeiro para comprar itens de
primeira necessidade, já que está em sua residência.
Caso a bagagem fique extraviada por um curto período de
tempo, como 1 ou 2 dias, ainda assim você pode juntar todas as notas fiscais de
despesas que teve durante esse período. É provável que a companhia aérea aceite
reembolsar essas despesas, desde que comprovadas com a nota fiscal.
Causas frequentes de extravio de bagagem
Existem diversos fatores que podem resultar em um extravio de bagagem quando se trata de viagens aéreas. Vejamos as 5 principais:
Conexões de voo
As conexões lideram o ranking das causas de perda ou
extravio de bagagens no mundo. Infelizmente, ainda é muito comum a bagagem
ficar para trás quando o passageiro troca de avião ao fazer uma conexão.
Isso pode ser por falha humana ou mesmo falha de
logística, quando a companhia aérea acaba não retirando a bagagem do avião que
o passageiro desembarcou.
Esse motivo também tem um fator determinante: o tempo. Se
a conexão entre dois voos for em um curto espaço de tempo, as chances de
extravio aumentam consideravelmente. Por isso fique atento ao tempo que a
empresa deixou de um voo para o próximo, quando for comprar seu voo.
O que ocorre é que os funcionários do aeroporto podem não
ter o tempo suficiente para o desembarque total das malas e como as companhias
aéreas priorizam a pontualidade dos voos, deixar uma mala que não deu tempo de
embarcar torna-se uma opção, se preciso.
Como isso é importante, no momento da compra do seu voo,
vale atentar-se para o intervalo entre uma conexão e outra. Isso pode ser
determinante para diminuir os riscos.
Identificação falha da mala
Não muito raro, as malas ficam sem identificação quando
estão em transporte. Uma falha que pode custar caro. Imagine o bagageiro de um
avião, quantas malas existem. Os funcionários responsáveis não possuem tempo
hábil para verificar todas as malas para saber quais devem descer em cada
aeroporto.
Quando a bagagem fica sem identificação, pode ter
acontecido um descuido do dono das malas, ao não se certificar sobre isso ou da
própria empresa, que pode ter alocado de maneira incorreta a mala, fazendo com
que a identificação se soltasse.
Falha humana
A separação das bagagens, para desembarque e troca de
aeronaves é totalmente manual. Os funcionários precisam checar cada detalhe
para evitar qualquer tipo de problema.
Mas por ser feito por pessoas, o sistema também falha. Em
algum momento durante o processo, pode ter ocorrido alguma desinformação ou
confusão que induzem os funcionários do aeroporto ao erro.
Há também a falta de atenção destes mesmos funcionários,
pois eles são submetidos a condições de muito estresse e pouco descanso.
Por isso, se sua mala for extraviada ou perdida, a culpa
pode ser de uma pessoa, que não conseguiu desempenhar seu papel corretamente
por diversos fatores que vão desde falta de atenção até problemas por excesso
de trabalho e pressão.
Furto da bagagem
Embora os protocolos de segurança tenham aumentado
consideravelmente nos últimos anos, ainda há casos em que a bagagem é furtada
dentro do aeroporto.
Isso pode acontecer na área externa, onde os passageiros
não possuem acesso ou mesmo na esteira interna, onde o risco é maior, pois é um
local com maior circulação de pessoas.
Nesses casos, quando ocorrer, além dos procedimentos
normais que se faz quando uma bagagem é perdida ou extraviada, também deve ser
feito um boletim de ocorrência na delegacia da Polícia Civil mais próxima se
ocorrer em solo nacional.
No exterior, é aconselhado procurar as autoridades em
segurança e explicar a situação.
Engano de passageiros
Do mesmo modo que a bagagem pode ser furtada dentro do
aeroporto, na esteira onde as malas são retiradas, também acontece de forma
frequente o engano.
Algum outro passageiro pode pegar a mala por engano,
pensando ser sua. Este caso só é descoberto às vezes tarde demais. Imagine que
um passageiro que esteja em conexão pegue por engano sua mala. Para recuperar
será muito difícil.
A confusão pode até ser desfeita caso os passageiros
estejam na mesma cidade, por isso é fundamental a correta identificação da
mala, não só na parte externa, mas também na parte interna.
Como evitar a perda da bagagem
Existem algumas ações que você pode fazer para evitar a
perda ou extravio de sua bagagem. Elas servem para evitar confusões ou
desencontros das informações, mas há casos que nem mesmo essas dicas
conseguirão evitar a confusão.
Identifique a bagagem
Com a identificação correta da sua bagagem, o risco de
extravio diminui drasticamente. Aqui vão algumas dicas de como fazer sua mala
ser mais facilmente identificável:
·
Cole adesivos que irão identificar e facilitar na
hora de achar sua mala na esteira.
·
Utilize chaveiros especiais de identificação. Neste
tipo de dispositivo, vão informações de contato, como nome, e-mail, celular e
endereço.
·
Identifique também por etiqueta o interior da mala.
Isso é uma medida que irá ajudar caso sua mala seja pega por engano.
·
Há casos mais extremo em que passageiros colam suas
próprias fotos nas malas para identificar mais facilmente e inibir erros e até
furtos no aeroporto.
Se mesmo assim sua mala for extraviada, a identificação
também irá ajudar a equipe do aeroporto a despachar para o destino correto.
Lembre-se nos aeroportos a prioridade é a pontualidade do
voo. Caso tenha alguma dificuldade, o voo não será atrasado para conferir
bagagens ou trocas.
Planeje sua viagem
A importância do planejamento da viagem vai muito além do
valor financeiro das passagens. Ao escolher seu destino e em caso de conexões,
procure voar o trajeto inteiro pela mesma companhia. Isso diminui as chances de
problemas com a bagagem.
Outro ponto a considerar nas conexões, é o intervalo de
tempos entre elas. Para voos nacionais, esse tempo deve ser superior a uma
hora. Voos internacionais exigem pelo menos duas horas de intervalo.
É preciso este tempo de intervalo maior, por dois
motivos:
·
Atrasos nos voos: se seu
voo atrasar um pouco, ainda é possível chegar na sua conexão, com tempo hábil
para a bagagem trocar de aeronave.
·
Tempo hábil para troca das aeronaves: caso a
conexão seja muito próxima do horário de chegada do voo, a equipe responsável
pode não priorizar a troca de aeronave das bagagens, visando o cumprimento do
horário de saída do voo.
Faça o check-in com antecedência
As bagagens correm risco de serem despachadas de forma
errada se o check-in for feito muito próximo ao horário do voo. Por isso, o
mais indicado por especialistas é fazer o check-in o quanto antes.
Há também casos em que a bagagem não consegue passar por
todo o processo de despacho antes do voo partir, o que também acaba gerando o
extravio.
Instale GPS na sua bagagem
Sabia que já existem dispositivos GPS que podem ser
instalados nas bagagens? São pequenos dispositivos que possibilitam o
acompanhamento da bagagem por meio de aplicativos de celular, SMS ou e-mails e
são encontrados por um preço consideravelmente baixo, entre 150 a 350 reais no
mercado brasileiro.
Extravio de bagagem da mala de mão despachada
Nos aeroportos é possível encontrar pessoas
minimalistas que preferem diminuir o volume da bagagem a ter que pagar pelo
despacho de uma mala maior.
Com o novo hábito, surgiu o problema de espaço nas
cabines dentro das aeronaves para comportar tantas malas de mão que a maioria
dos passageiros levam consigo.
Uma solução para o problema que as companhias aéreas
oferecem (ou, muitas vezes, impõem) é o despacho cortesia, o que em um primeiro
momento pode parecer uma vantagem, mas os problemas podem se dar a partir
disso.
Sou obrigado a despachar a mala pequena?
Os funcionários irão procurar por voluntários para que
consigam encontrar espaço para todos.
A primeira oferta será feita ainda no check-in. Depois,
na fila para o embarque, poderão oferecer benefícios, como embarque e
desembarque prioritário para aqueles que se dispuserem despachar a mala.
Por último, se ainda assim o espaço não for suficiente, a
tripulação irá buscar por outros voluntários dentro do avião.
Caso a tripulação não consiga acomodar todas as malas
eles poderão escolher quem irá despachar a bagagem, agora já não mais de forma
voluntária.
Dica sobre o despacho da bagagem de mão
Como a sua mala de mão será despachada como cortesia, ela
irá por outro caminho até o bagageiro do avião e em um momento posterior se
juntará as demais malas que foram guardadas.
O maior problema nesse tipo de extravio, que muitos
passageiros não se atentam é ao tipo de pertences que costumam levar nas malas
de mão. Por ser uma bagagem de mais fácil acesso, carregam remédios, valores,
documentos e uma série de outros itens que, se extraviados, causariam enorme
dor de cabeça.
A dica é: tente evitar ao máximo “despacho cortesia”, ele
pode se tornar um problema dos grandes e é umas das buscas mais frustradas
pelas cias aéreas. Tente evitar correr esse risco.
Caso seja inevitável, busque retirar da mala de mão a ser
despachada todos os itens valiosos, como computadores, documentos, dinheiro
etc. Itens que você geralmente não despacharia.
Além disso, guarde bem o comprovante de que sua mala foi
despachada, pois caso ela seja extraviada você terá em mãos um comprovante do
ocorrido.
O que não pode ir na mala despachada?
Outra dica importante para evitar maiores problemas é
saber o que não é aconselhado transportar nas malas que são despachadas. São
eles:
- ·
Dinheiro em espécie;
- ·
Cartões de crédito;
- ·
Documentos em geral, inclusive a autorização para
menor viajar;
- ·
Joias;
- ·
Celulares;
- ·
Tablets;
- ·
Notebooks;
- ·
Leitores de e-books;
- ·
Objetos de alto valor;
- ·
Eletrônicos portáteis.
Esses objetos devem ser levados na bagagem de mão, pois
em caso de extravio, a companhia aérea não irá fazer o reembolso dos valores
perdidos. Além da questão do não reembolso, há a questão de segurança também.
Alguns dos objetos citados podem ser confundidos com
algum tipo de ameaça ao passar pelo raio-x dos aeroportos, fazendo com que a mala
seja aberta para averiguação, o que pode acarretar atraso ou extravio.
Caso na hora do embarque você seja forçado a despachar
sua mala por falta de espaço no avião, retire esses itens da mala antes que ela
seja despachada.
Seguro de bagagem
Existem dois tipos de seguros possíveis quando o assunto
é extravio de bagagem. O seguro complementar e o suplementar.
O seguro complementar, como o próprio nome diz, irá
garantir um complemento em dinheiro caso a bagagem seja perdida, além do que já
é pago pelas companhias aéreas. Os valores deste seguro são definidos no
momento de sua compra e a seguradora só paga o valor da diferença entre o pago
pela companhia e o acordado em contrato.
Exemplo: o contrato do seguro em âmbito nacional é de R$ 3.000,00 e a
empresa paga uma indenização de R$ 2.500,00. Nesse caso, o passageiro que
contratou o seguro irá receber mais R$ 500,00 da seguradora.
Já o seguro suplementar paga integralmente o valor
estabelecido no contrato, ignorando o valor da indenização que a empresa aérea
pagou ao passageiro. Seus valores também são definidos no momento da compra do
seguro.
Exemplo: o contrato do seguro é de R$ 3.000,00 e a
empresa aérea paga R$ 2.000,00 de indenização. Nesse caso, o passageiro recebe
os R$ 3.000,00 integrais da seguradora.
Obviamente o seguro suplementar é mais caro, mas garante
uma maior segurança para quem viaja.
Bagagem extraviada em cada companhia aérea
brasileira
LATAM
A companhia aérea LATAM tem em seu site um suporte
destinado para os clientes que estão enfrentando o problema.
No passo a passo você poderá informar qual foi o seu tipo
de problema. Além de perdas e extravios tem também a opção de notificar
questões como mala quebrada, mala violada ou objetos furtados.
A página disponibiliza também um número de WhatsApp para
os passageiros que já saíram do aeroporto. Como sabemos muitas vezes
determinados problemas só são percebidos quando o passageiro chega no seu
destino e desfaz as malas.
Pelo link é
possível rastrear a mala extraviada e acompanhar as buscas: https://www.latam.com/pt_br/informacao-para-sua-viagem/bagagem/bagagem-atrasada-ou-danificada/
Gol
O site da
companhia aérea Gol disponibiliza o acompanhamento do status das bagagens
extraviadas através do número do processo de extravio. Acesse o link do
rastreador: https://wtrweb.worldtracer.aero/WorldTracerWeb/pax.do?airlineCode=G3
A aérea não fornece canal de atendimento via WhatsApp no
site ou outra maneira de comunicação que trate de forma exclusiva sobre o
problema de extravio em seus voos.
Em todo caso é possível entrar em contato pelo SAC e
registrar sua reclamação.
SAC GOL (ligação gratuita) 0800 704 0465
Azul
Se você sofrer
extravio de bagagem com a companhia aérea Azul, além do registro do RIB
(Registro de Irregularidade de Bagagem), você pode preencher um formulário de
reclamação no site da empresa, onde poderá detalhar o que aconteceu no seu
caso: https://www.voeazul.com.br/fale-conosco
Esse formulário ao seu preenchido traz a oportunidade de
colocar os itens que considerar importante de mencionar que estavam na mala.
Pode ser uma segurança para o caso de extravio definitivo.
A empresa não disponibiliza um caminho para acompanhar o
status das buscas no site, no entanto é possível entrar em contato por
telefone.
Capitais e regiões metropolitanas: 4003 1118
Demais localidades: 0800 887 1118
Mala extraviada definitivamente
No momento que o passageiro se dá conta que perdeu sua
bagagem, seja na viagem de ida ou de volta, o medo de perder seus pertences o
acompanha durante todos os dias de buscas.
Dentro das malas carregam-se os mais variados tipos de
artigos. Pertences de trabalho, objetos valiosos, tanto financeiramente quanto
emocionalmente. Muitos levam consigo, trabalhos de uma vida inteira, teses
acadêmicas, presentes, fórmulas.
Infelizmente uma bagagem pode, como vimos ao longo desta
matéria, ganhar o status de definitivamente perdida. Nesses casos algumas
companhias aéreas oferecem uma compensação para o passageiro.
Essas compensações geralmente são milhas ou vouchers para
o passageiro utilizar dentro dos serviços da própria aérea dentro de um
período.
Muitos passageiros consideram a compensação insuficiente,
justamente pelo valor dos artigos que levavam eu suas bagagens, mas
infelizmente a postura adotada pela maioria das empresas é de compensação
padrão de acordo com o regimento interno delas.
Portanto o
ideal é seguir nossas dicas para evitar passar por todo esse desconforto, assim
sua viagem será um sucesso!
Você ainda tem alguma dúvida sobre bagagem perdida ou
extraviada? Deixe nos comentários sua opinião e divulgue este texto para seus
amigos. Quanto mais pessoas souberem, mais protegidas estarão.
Como funciona o seguro para bagagem?
Um seguro para bagagem oferece
indenização em caso de extravio, danos ou atraso das malas. Acompanhe o texto,
descubra como adquirir esse serviço e evite problemas na viagem.
Vai viajar e quer proteger a sua bagagem? Sua preocupação é
completamente válida!
Afinal de contas, segundo a Anac (Agência Nacional de Aviação
Civil), o extravio de malas é a segunda reclamação mais comum dos consumidores.
Para se prevenir deste tipo de problema,
você pode contratar seguro para bagagem!
Apesar do que o nome pode sugerir, o seguro para bagagem não
costuma ser um seguro exclusivo.
Na verdade, para obtê-lo, o consumidor precisa contratar um seguro viagem.
A proteção às malas é uma das coberturas oferecidas pelas
seguradoras.
Mas também pode ser possível contratar o seguro separadamente, se
for esse o seu desejo.
Será necessário, apenas, pesquisar com mais cuidado as opções de
proteção.
Para a cobertura, considera-se como bagagem qualquer volume
colocado em ambiente fechado e despachado pela companhia aérea.
Ou seja, não apenas malas podem ser protegidas; caixas, mochilas e
outros que se encaixam nessa descrição também podem obter seguro.
Para viagens marítimas, de ônibus ou trem, é preciso contratar
cobertura específica, com um empresa especializada.
Quando optar pelo seguro viagem, o usuário tem garantias mais
amplas.
Além da proteção para as bagagens, um seguro viagem geralmente
cobre despesas médicas, especialmente em outros países.
O usuário também obtém auxílio em caso de translado médico, morte
acidental em viagem, despesas farmacêuticas, regresso antecipado e outros.
As coberturas são diversas, e variam por seguradora.
Por isso, é importante realizar diversas cotações.
Apenas assim você poderá encontrar o seguro mais adequado aos seus
objetivos e viagem.
O que o
seguro para bagagem oferece?
Assim como as diversas coberturas do
seguro viagem, as coberturas para bagagens variam de seguradora por seguradora.
Algumas empresas oferecem “pacotes”, com proteção contra atraso,
dano e extravio das malas.
Já outras, preferem dividir essa cobertura, e cada uma das
proteções precisa ser contratada de modo separado.
Segundo dados da Sita, apenas
em 2016, 21,6 milhões de malas foram perdidas ou entregues com atraso no mundo.
Por isso, é fundamental ter atenção ao que o contrato prevê, para
que você tenha todos os cuidados que precisa.
Veja a seguir o que cada uma dessas proteções oferece.
Cobertura de danos a bagagem
Quando a mala é danificada e está sob
responsabilidade da companhia aérea, essa cobertura pode ser acionada.
Neste caso, o consumidor recebe uma indenização, até o limite
listado no contrato do seguro.
Assim, ele poderá adquirir uma nova bagagem.
Os valores só são disponibilizados em casos de danos parciais.
Cobertura de atraso de bagagem
Imagine viajar e, após descer do avião, ter que aguardar um tempo
bem maior para obter sua mala.
Isso é bastante comum, inclusive porque, em alguns casos, as
bagagens demoram a ser retiradas da aeronave.
Para que o consumidor não fique sem itens de primeira ordem, então,
a seguradora oferece uma indenização parcial ao usuário.
Os valores máximos ficam determinados no contrato do seguro, e
servirão para a compra de artigos de uso pessoal.
Como roupas e materiais de higiene básica.
Esse tipo de cobertura pode ser acionada 12 horas após o horário de
aterrissagem do segurado, em que o usuário ainda não tenha recebido sua
bagagem.
Cobertura de extravio de bagagem
Novamente, o valor máximo ofertado pela cobertura de extravio
aparece na apólice do seguro.
Ainda assim, essa é a maior indenização disponível ao consumidor.
Isso porque, ela tem como objetivo ressarcir o indivíduo do
prejuízo obtido com a perda da mala e de seus bens pessoais.
Além do extravio pela companhia aérea, esse tipo de cobertura pode
ser acionado em caso de roubo, furto simples ou destruição total da bagagem.
A cobertura começa a valer 24 horas após o extravio da mala.
Para calcular os valores da indenização, a seguradora usa como base
o peso da bagagem no momento do seu despacho.
Não são considerados os valores dos itens despachados.
Visando evitar o estresse do usuário, algumas seguradoras também
fazem o monitoramento da situação com a companhia aérea.
Isso significa que elas fazem o acompanhamento do rastreio da
bagagem, e que avisam ao indivíduo sobre atualizações.
Dessa forma, o usuário pode curtir a sua viagem enquanto o problema
é resolvido.
Caso a bagagem seja localizada, o consumidor pode obtê-la de volta
e devolver à seguradora valor proporcional ao já pago pelo seguro.
Todas as regras aparecem no contrato da cobertura, e podem variar.
Por isso, é fundamental ler bem o contrato do serviço.
Se o voo tiver origem e/ou destino no Brasil, o passageiro também
pode obter indenização da companhia aérea.
Nesse caso, após o extravio, o usuário deve registrar a ocorrência,
e receberá ajuda de custo de R$ 305.
Se a bagagem não for encontrada em até 7 dias, há uma nova
indenização, que pode chegar a até R$ 3.450.
Já o extravio da bagagem em voos internacionais pode garantir indenização de até 1.200 euros.
A indenização será estipulada de acordo com o valor dos objetos que
estavam na mala.
Porém, é preciso comprovar a existência dos itens.
Cobertura para bagagens especiais
Algumas bagagens são consideradas especiais pelas seguradoras, por
serem de alto valor.
Muitas vezes, também porque elas precisam de tratamento
diferenciado, mais cuidadoso.
Isso inclui bicicletas, equipamentos esportivos, instrumentos
musicais, móveis, carrinhos de bebê e outros.
Caso deseje segurar itens deste tipo, o consumidor precisa obter
proteção específica.
Do contrário, não será ressarcido pela seguradora em caso de
extravio ou outros problemas.
Riscos excluídos
Além de conhecer as coberturas oferecidas pelo seguro, é
fundamental que o usuário saiba quais são os “riscos excluídos” da apólice.
Os riscos excluídos são as situações que não contam com cobertura
da seguradora.
No caso das bagagens, é possível dizer, por exemplo, que as
seguradoras não costumam cobrir danos provocados pelo confisco da mala por
autoridades.
Como no caso da mala ser retida pela Polícia Federal.
Furtos simples também não são indenizados.
Ou seja, furtos em que a mala já estava sobre a responsabilidade do
usuário.
O mesmo vale para o extravio da mala quando ela estava sob
responsabilidade do consumidor: a seguradora não paga a indenização!
Muitas vezes, o seguro também não cobre o roubo de objetos que
estava dentro da mala.
Ou seja, situações em que um objeto é extraviado, mas a bagagem não
sofre nenhum outro dano.
Ainda assim, é possível obter essa cobertura.
Basta conversar com a seguradora e verificar se ela oferece essa
possibilidade.
Como
solicitar a indenização do seguro?
Na hora de solicitar a indenização do
seguro para bagagem, o segurado precisa oferecer à seguradora uma série de
comprovantes.
Por isso, é fundamental guardar todo e qualquer comprovante
relacionado à viagem e à mala.
O primeiro passo para o pedido de seguro é obter o relatório
comprobatório de perda (PIR – Property Irregularity Report).
O documento é fornecido pela companhia aérea, e comprova que a mala
foi extraviada, atrasada, ou que sofreu danos.
Também é preciso juntar etiqueta de despacho da bagagem e a
passagem aérea que comprove o embarque e o desembarque do indivíduo.
Documentos pessoais, como RG, CPF e comprovante de endereço também
serão solicitados pela seguradora.
No caso de reembolso de itens específicos, ainda é preciso
apresentar notas fiscais originais das compras efetuadas.
Sem elas, o usuário não terá como comprovar a existência dos itens,
e ficará no prejuízo.
Se o extravio ocorrer no Brasil, também é importante registrar a ocorrência na Anac.
Informando a seguradora todos os dados necessários, o usuário
receberá instruções de como continuar o processo.
Tipos de
seguro para bagagem
Existem dois tipos de seguro básico para
o ressarcimento de malas.
São eles: o seguro de bagagem complementar e o suplementar.
Conheça o seguro complementar
Quando a proteção contratada é complementar, seguradora e companhia
aérea dividem o pagamento da indenização.
Como já citado, as regras da Anac determinam o pagamento de
indenização pela empresa aérea em caso de extravio da bagagem.
Na apólice do seguro, fica listado o valor máximo que deve ser pago
pela seguradora.
Dessa forma, com base no valor máximo, a seguradora complementa o
que a companhia aérea pagar ao consumidor.
Imagine que, após o extravio da sua bagagem, a empresa aérea quite
indenização de R$ 300.
Como a apólice do seguro prevê indenização máxima de R$ 500, a
seguradora irá te entregar outros R$ 200.
As regras em outros países variam, então é importante que o
consumidor pesquise sobre o assunto antes de sua viagem.
O que é seguro suplementar?
Já o seguro suplementar pode ser pago de duas formas.
Na primeira, o consumidor recebe valor determinado por cada quilo
da bagagem despachada e perdida.
Na segunda, a seguradora paga o mesmo quitado pela companhia aérea.
Ou seja, o segurado recebe duas vezes.
As duas situações obedecem o limite de indenizações previsto na
apólice.
De qualquer forma, a companhia aérea não costuma quitar danos na
mala ou indenizações por atraso.
Nestas situações, o consumidor que se sentir lesado pode entrar com
ação por danos materiais e/ou morais.
Por esse mesmo motivo, cada seguradora costuma ter regras próprias
para o pagamento da indenização, desconsiderando os valores inexistentes vindos
da empresa de viagem.
Vale a pena ler o contrato e conhecer os detalhes da sua apólice.
Na apólice, a empresa também vai listar cada situação coberta.
Leia o contrato com atenção!
Assim, você saberá quando solicitar a ajuda da seguradora, e quando
bancar tudo do próprio bolso.
Aliás, na hora de contratar o seu seguro bagagem, lembre-se de
avaliar bem as coberturas oferecidas.
É importante que a seguradora cubra todas as situações que você
achar importante na sua viagem.
Do contrário, o seguro não valerá a pena.
Seguro
viagem ou seguro bagagem: qual contratar?
Na hora de proteger sua mala com um seguro,
é possível contratar um seguro para bagagem ou um seguro viagem.
O primeiro é bem menos comum, pois é mais restrito.
Ainda assim, ele pode ser uma boa opção para viagens curtas ou para
destinos mais próximos.
Seguros de bagagens costumam serem oferecidos, por exemplo, como um
serviço do cartão de crédito.
Para verificar se sua bandeira oferece a opção, é necessário entrar
em contato com a operadora do cartão.
O seguro para bagagem protege o usuário apenas das situações já
citadas, como extravio e atraso.
Enquanto isso, um seguro viagem é bem mais completo.
Normalmente, ele é o mais indicado pelos corretores, pois dará mais
tranquilidade ao consumidor em diversos momentos da viagem.
Um seguro desse tipo cobre casos como:
- Consultas
médicas;
- Transporte
de ambulância;
- Despesas
com medicamentos;
- Remarcação
de passagem;
- Repatriação
do corpo em caso de morte;
- Visita
ao segurado internado;
- Assistência
jurídica;
- Fiança
e mais.
Outra das coberturas do seguro viagem é a proteção de bagagens, com
indenização após o seu extravio, dano e mais.
Em alguns países, inclusive, o seguro viagem é um pré-requisito
para a entrada do turista.
Assim, é essencial verificar se essa é uma regra do seu destino e
contratar a cobertura mínima necessária.
Há locais na Europa, por exemplo, em que a cobertura mínima
necessária de um seguro viagem é de 30 mil euros.
Sem o documento que comprove a contratação do seguro, o turista,
muito provavelmente, será impedido de entrar na localidade.
Mas vale dizer que um seguro viagem ou de bagagem também podem ser
interessantes para viagens nacionais.
Pelo Brasil, você pode sofrer problemas de saúde ou com as malas,
não é mesmo?
Cuidado com a sua bagagem!
Mesmo com um seguro para bagagem, é sempre importante dar atenção
especial às suas malas.
Até porque, como já explicado, muitos riscos não são cobertos pelo
seguro.
Logo, se eles acontecerem, você ficará no prejuízo.
Veja algumas dicas a seguir.
Leve seus objetos de valor na mala de mão
A indenização referente à bagagem despachada leva em conta o peso
da mala.
Por isso, se a seguradora determinar que 10 kg gera valores de R$ 1
mil, essa será a sua indenização.
Isso independentemente se os itens perdidos incluíam um notebook de
R$ 2 mil, joias caras e outros produtos de valor.
Por isso, é sempre importante levar itens caros na mala de mão.
Assim, haverá chance bem menor de perdê-los.
Proteja a mala
É sempre importante vedar a mala o máximo possível.
Isso pode ser feito com cadeados, inclusive internos.
Também é uma ótima opção utilizar lacres e o sistema de embalagens
plásticas, geralmente oferecido nos aeroportos.
Diferencie a sua bagagem
Alguns modelos de mala são bastante comuns.
Por isso, alguns passageiros de um mesmo voo podem possuir o mesmo
tipo de bagagem, e confusões podem ocorrer na hora de recuperá-la na esteira.
Para evitar esse tipo de situação, diferencie a sua mala de outras.
A customização ou mesmo um broche, tecido ou adesivos, pode facilitar
o processo de encontrar a bagagem no meio de tantas outras.
Identifique a sua mala
Inserir etiquetas com nome, endereço e telefone em todas as suas
malas é essencial.
Tanto do lado de fora, quanto do lado de dentro da bagagem.
Inclusive com as etiquetas disponibilizadas pela própria companhia
aérea.
Assim, você poderá ser mais facilmente encontrado em situações de
extravio.
Previna-se com itens essenciais
Assim como itens de valor, a sua mala de mão deve contar com itens
essenciais para a sua manutenção imediata.
Isso significa uma muda de roupa, produtos de higiene pessoal,
remédios e documentos.
Deste modo, extravios e atrasos poderão ser resolvidos com menos
estresse.
Guarde todos os documentos
O contrato do seu seguro viagem e os comprovantes de despacho da
mala devem estar sempre com você.
Com eles, o contato com a seguradora e a comprovação do problema
serão mais simples.
Declare o valor da bagagem antes de viajar
As companhias aéreas permitem que os consumidores declarem o valor
de sua bagagem antes de embarcar.
O serviço requer o pagamento de uma taxa, mas pode ser bastante
vantajoso.
Afinal de contas, se as malas forem extraviadas, a companhia terá
que considerar o declarado para o reembolso do usuário.
Joias e aparelhos eletrônicos não podem ser declarados, pois devem
ser levados na mala de mão.
Guarde os comprovantes de compras feitas na viagem
O extravio ou atraso da bagagem pode acontecer tanto na ida, quanto
na volta da viagem.
No momento de retorno, um problema que se soma ao desaparecimento
de bens pessoais é a perda das várias compras realizadas.
Afinal, dificilmente um viajante volta para casa sem lembrancinhas
e presentes, não é mesmo?
Por isso, guarde todos os comprovantes das suas compras.
Assim, será possível provar o que havia dentro da mala, e solicitar
o reembolso adequado.
Neste quesito, é importante verificar as regras da seguradora sobre
o assunto.
Como contratar um bom seguro para
bagagem?
Não importa se você se decidiu por um seguro para bagagem, mais
básico, ou por um seguro viagem, mais amplo.
Na hora de contratar o seu, será essencial seguir alguns cuidados.
Primeiro: quem vai oferecer a proteção? No mercado, existem
inúmeras seguradoras, mas nem todas elas têm autorização para atuar.
Na verdade, apenas empresas registradas na Superintendência de
Seguros Privados (Susep) podem comercializar seguros no Brasil.
Para saber se a companhia escolhida tem autorização, você pode
consultar o site da Susep.
O mesmo vale para as operadoras de cartão que oferecem seguro
viagem.
Tenha a certeza de que a empresa pode atuar com o serviço, e você
terá maior tranquilidade.
Vale sempre a pena pesquisar entre diversas seguradoras.
Não apenas para encontrar a melhor, mas para contar com ofertas.
As empresas têm preços bastante variados.
Outra dica importante é verificar qual a cobertura oferecida pela
seguradora.
É essencial que as principais situações da sua viagem sejam
ressarcidas pela empresa.
Por exemplo: a região para a qual você vai viajar conta com
cobertura? O extravio da bagagem será ressarcido?
No passo seguinte, você poderá avaliar o contrato do seguro para
bagagem.
Todas as regras da proteção deverão estar listadas no documento.
Leia-as com cuidado, para que você saiba quando poderá contar com a
seguradora.
Pronto! Agora você já sabe tudo sobre o seguro para bagagem, suas
vantagens e cuidados!
Lembre-se de fazer diversas cotações, e de conhecer todos os
serviços da seguradora antes de contratá-la.
Assim, você terá maior segurança em ser assistido em caso de
necessidade.
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Muito bom ,É muita informação o proble é lem brar tudo isso.
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